Publicado em Uncategorized

E POR FALAR EM CRISE…


crise 

 

Por Lourdes Sola

 

 

Gosto de me reportar a algum texto ou alguma parábola para exemplificar fatos. Já havia escutado da sabedoria antiga, mas foi muito bem retratado no livro “O QUE PODEMOS APRENDER COM OS GANSOS” de Alexandre Rangel. Entre mais de duas centenas destas parábolas, tem uma que fala o seguinte: “Certa vez, um profeta e um discípulo, estando em viagem, pediram pousada em uma das residências que encontraram ao longo do caminho. Na hora do jantar, foi-lhes oferecido somente um copo de leite. Era a única coisa que o dono da casa tinha para oferecer, embora na casa fossem todos saudáveis, tanto pai quantos filhos. A terra era boa, tinha bastante área para plantio, mas a família nada cultivava. Em toda a terra havia somente umas vacas leiteiras, de onde vinha o leite que sustentava toda a família”.

Pela manhã, o profeta e seu discípulo levantaram, agradeceram a hospedagem e seguiram viagem. Um pouco adiante da casa, viram que a vaca pastava à beira de um precipício. O profeta então ordenou que o discípulo empurrasse a vaca para o penhasco. O discípulo relutou, mas obedeceu e empurrou a vaca barranco abaixo, a qual morreu na queda.

Anos depois, o profeta e o discípulo voltaram àquela região e novamente pediram pousadas na mesma casa. Observaram imediatamente que muitas mudanças haviam acontecido naquela família; já se viam plantações ao redor da casa, animais pastavam no terreno todos se movimentavam e ocupavam-se com algumas tarefas. Na hora do jantar, foi servida uma comida excelente, preparada com a colheita da própria terra que foi orgulho para todos. Pela  manhã, o profeta e o discípulo despediram-se da família e seguiram viagem. O profeta então disse para o discípulo: “se não tivéssemos empurrado a  vaca no precipício, a família nunca teria  se desenvolvido, trabalhado e cultivado a terra que possuía.”

Esta parábola mostra com simplicidade o que acontece com todo ser humano. Quando estamos numa situação de conforto, embora com a certeza que podemos e merecemos muito mais, dificilmente buscamos crescimento ou, se temos a pretensão, deixamos para o dia seguinte e vamos postergando dias afora. Aí o mundo balança e mexe com nossa zona de conforto. Só aí lamentamos o tempo perdido. Falo sempre para os meus “discípulos” ou pessoas que me procuram: invista em você! Sempre! Se a situação está boa, busque a melhor! Quando nos acomodamos numa situação estamos mais vulneráveis. Se plantarmos só um tipo de cultura, estamos fadados a na primeira chuva forte, ficarmos sem alimento. Li em algum lugar que: “monocultura e subdesenvolvimento andam de mãos dadas”. Então não espere que a crise chegue para que você pense num plano B. Este plano tem que lhe acompanhar sempre. Além do investimento intenso na sua área de atuação, desenvolva outras habilidades. Assim, quando “a vaca rolar o barranco”, você terá estratégias de sobrevivência.

De qualquer forma, se você foi pego de surpresa, aproveite e descubra outros potenciais que você nem imaginava que tinha. Os obstáculos aparecem em nossas vidas para que despertemos nosso gigante interior. Se os mitos ressurgem das cinzas, porquê não você?

Pense nisso!

 
 
 
 
 

 

Autor:

MARIA DE LOURDES DA CUNHA SOLA PSICÓLOGA COMPORTAMENTAL E COGNITIVA ESPECIALISTA PELA USP - EXTENSÃO EM PSIQUIATRIA PELA ABP CRP: 06/46882-6 # Atendimento com hora marcada a adultos, adolescentes e orientação familiar. # Transtornos de Ansiedade como: Fobias, Pânico e Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC).Estresse,Estresse´Pós -Traumático. #Transtornos do Humor como: Depressão, Transtorno Bipolar e Distimia. # Transtornos de Personalidade. # Transtorno do Impulso como:Oniomania (compra compulsiva), Jogo compulsivo e Tricotilomania ( arrancar cabelos), Amor Patológico entre outros. #Transtornos Alimentares; Anorexia e Bulimia. # Atendendimento ao dependente químico, trabalhando com Prevenção de Recaídas e Relaxamento. # Orientação familiar às famílias de pacientes portadores de Esquizofrenia #Psicóloga e pedagoga, formada pela Universidade Católica de Santos (UniSantos), com especialização em Análise Comportamental e Cognitiva, pela Universidade de São Paulo (USP). # Membro do Núcleo de Análise do Comportamento de Santos e Região # Acompanhante Terapêutica na SENAT- Sessão Núcleo de Apoio ao Apoio ao Tóxicodependente da Prefeitura de Santos. # Supervisora de alunos de psicologia e profissionais recém formados # Psicóloga voluntária da ONG DIREITO A VIDA

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s