Publicado em Uncategorized

MODISMO


Pergunta feita por estudante de jornalismo da Puc-Campinas.

Gostaria de saber se a senhora poderia,  me falar sobre o poder que estes”modismos” exercem sobre a população, não só de jovens, mas também de pais de família bem sucedidos que gastam o salário para comprar uma armadura de Darth Vader (personagem de Star Wars) por exemplo, até que ponto isso influencia na vida da pessoa e como este processo pode ser amenizado para não chegar a graus extremo.

Falando de Modismo

Falemos sobre MODISMO mas não o entendamos como sinônimo de comportamento novo. O ser humano sempre foi movido por reforçadores positivos. Ao longo da existência, este sempre esteve envolvido em episódios que marcaram suas épocas de maneira catártica (a catarse refere-se à purificação das almas por meio de uma descarga emocional intensa).

Um grande exemplo é a antiga Roma, na Idade Media; as BATALHAS DE ARENA. Eram vários dias de preparativos, onde as pessoas se reuniam sedentas por batalhas que inevitavelmente terminavam em mortes. A multidão vibrava e todos esperavam os domingos para assistirem o sangue jorrar, fosse de animais ou de pessoas.

Se fizermos uma busca na linha do tempo, vamos encontrar em todos os séculos e em todas as décadas, movimentos marcantes da cultura. Vide Bossa Nova, Jovem Guarda, Iê Iê Iê e Tropicália, entre outros.

Cada época tem seu diferencial mas o objetivo é o mesmo: a busca de reforçadores. O que tem acontecido atualmente como se fosse um movimento novo, é na realidade, aperfeiçoamento tecnológico. A velocidade como os fatos se mostram, aliados à liberdade e oportunidade de expressão, tem permitido ao jovem e a criança maior acessibilidade as ofertas existentes.

As coisas vão mudando à medida que os estímulos vão crescendo; a sedução aumenta à medida que as informações e os acessos também crescem.

Bom, mas você me questionou sobre produtos e não movimento; voltando à linha do tempo: é a questão do prazer imediato que vai mudando de sentido. O que é reforçador para uma cultura, pra outra já perde o sentido. Conforme aumenta a possibilidade de acesso, aumenta o desejo. E é claro, o poder de sedução de marketing das empresas, traduzido pelo o conjunto de estratégias e ações que provêem o desenvolvimento, o lançamento e a sustentação de um produtos ou serviços do mercado consumidor (Dicionário Novo Aurélio). se encarrega da satisfação deste prazer imediato.Você me pergunta sobre as atitudes dos pais: Os pais de hoje, agem sob efeito de dois movimentos; o da culpa e o da repressão sofrida pela sua geração. A culpa surge por não saberem gerenciar trabalho e companhia genuína. E a repressão, por quererem que os filhos tenham o que não tiveram.

Autor:

MARIA DE LOURDES DA CUNHA SOLA PSICÓLOGA COMPORTAMENTAL E COGNITIVA ESPECIALISTA PELA USP - EXTENSÃO EM PSIQUIATRIA PELA ABP CRP: 06/46882-6 # Atendimento com hora marcada a adultos, adolescentes e orientação familiar. # Transtornos de Ansiedade como: Fobias, Pânico e Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC).Estresse,Estresse´Pós -Traumático. #Transtornos do Humor como: Depressão, Transtorno Bipolar e Distimia. # Transtornos de Personalidade. # Transtorno do Impulso como:Oniomania (compra compulsiva), Jogo compulsivo e Tricotilomania ( arrancar cabelos), Amor Patológico entre outros. #Transtornos Alimentares; Anorexia e Bulimia. # Atendendimento ao dependente químico, trabalhando com Prevenção de Recaídas e Relaxamento. # Orientação familiar às famílias de pacientes portadores de Esquizofrenia #Psicóloga e pedagoga, formada pela Universidade Católica de Santos (UniSantos), com especialização em Análise Comportamental e Cognitiva, pela Universidade de São Paulo (USP). # Membro do Núcleo de Análise do Comportamento de Santos e Região # Acompanhante Terapêutica na SENAT- Sessão Núcleo de Apoio ao Apoio ao Tóxicodependente da Prefeitura de Santos. # Supervisora de alunos de psicologia e profissionais recém formados # Psicóloga voluntária da ONG DIREITO A VIDA

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s