Publicado em Uncategorized

O que é importante se levar em conta na avaliação para cirurgia bariátrica


                                 (Direcionado a profissionais de saúde)

Por Lourdes Sola

Ao se avaliar um candidato à Cirurgia Bariátrica, muitas questões devem ser levadas em consideração:

* Como é a saúde mental deste paciente; se ele já é um adulto e também o histórico familiar, se for jovem (o adulto tem menos probabilidade de desenvolver um quadro psiquiátrico que um jovem).

Por que a saúde mental? Porque é uma intervenção que trás muitas mudanças na vida de uma pessoa. Ela vai sofrer mudanças não só comportamentais e psicológicas, mas também neuroquímicas. Um simples exemplo; alguns alimentos colaboram na produção da serotonina. A glicose (alimento das células cerebrais) colabora com o funcionamento do sistema límbico, que é relacionado às emoções, a tomada de decisões e uma série de outros eventos.

* Se o paciente não apresenta histórico transtorno Bipolar, Esquizofrenia, Transtorno de Personalidade – principalmente o Borderline – ou Transtorno do Controle do Impulso e não é usuário de qualquer Substância Psicoativa, ele pode ser um candidato com um bom prognóstico.

* Qual a relação desta pessoa com a comida.

* Se comer é o evento mais reforçador que esta pessoa tem, vai ficar difícil sofrer restrição alimentar. Ele sofre porque é gordo mas tem o prazer da comida. Aí ele se livra do que é ruim mas junto vai o que era super reforçador. Ele pode deprimir por ausência do que era reforçador.

*Que tentativas consistentes no sentido de reeducação alimentar já fez.

* O quanto de apoio social e familiar esta pessoa tem.

* Queconhecimento o paciente tem sobre o processo de intervenção cirúrgica e suas implicações, além de participação  em palestras e contato com pessoas que já tenham realizado a cirurgia.

* Se demonstra expectativas realistas em relação ao procedimento.

Concluindo, após toda esta análise, é importante que o candidato a tal processo cirúrgico não fique só na avaliação e sim, tenha um acompanhamento psicológico no pós cirúrgico até que se sinta confortável na sua nova roupagem.

Anúncios

Autor:

MARIA DE LOURDES DA CUNHA SOLA PSICÓLOGA COMPORTAMENTAL E COGNITIVA ESPECIALISTA PELA USP, COM EXTENSÃO EM  PSICOPATOLOGIA  CRP: 06/46882-6 * Psicóloga clinica com consultório particular em Santos-SP * Atendimento com hora marcada a adultos e adolescentes. Orientação familiar. * Transtornos de Ansiedade como Fobias, Pânico e Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC). Stress, Stress Pós -Traumático e Amaxofobia (medo de dirigir). * Transtornos do Humor como Depressão, Transtorno Bipolar e Distimia. * Transtornos de Personalidade. * Transtornos do Impulso como Oniomania (compra compulsiva), Jogo Compulsivo, Tricotilomania (arrancar cabelos) e Amor Patológico, entre outros. * Transtornos Alimentares como Anorexia e Bulimia. * Avaliação psicológica para Cirurgia Bariátrica e acompanhamento posterior. * Atendimento ao dependente químico, trabalhando com Prevenção de Recaídas e Relaxamento. * Orientação às famílias de pacientes portadores de Esquizofrenia. * Supervisão para alunos e profissionais de Psicologia Santos, SP          (13) 99711-0157       *      E-mail: mlourdessola@yahoo.com.br Consultório: Av.: Ana Costa, 254 – Encruzilhada - Santos (SP) Psicóloga e Pedagoga formada pela Universidade Católica de Santos -UNISANTOS Membro do Núcleo de Análise do Comportamento de Santos e Região - NAC Especialização em Terapia Comportamental e Cognitiva pela Universidade de São Paulo (USP). Extensão em Psicopatologia pela UNISANTOS Atualização em Psiquiatria pela ABP Especialização em Neurociência pela UNIFESP (em andamento)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s