Publicado em humor

SOBRE O HUMOR


HUMOR É O NOME QUE SE DÁ A CONDIÇÃO QUE FAZ VOCÊ RIR E CHORAR, FICAR ALEGRE OU TRISTE.

Se você chora ou ri dentro de um contexto, ou seja,  se você tem um motivo para tal, provavelmente você está com seu humor dentro da normalidade mas, quando não existe uma situação que justifique tais comportamentos, certamente seu humor está alterado e sua produção química está em desacordo. Procurar ajuda de um psiquiatra é a primeira indicação pois ele será o profissional que fará prescrição do medicamento mais adequado para regulação do seu humor; em seguida, você deve procurar um bom psicólogo, que o ajudará a fazer algumas mudanças comportamentais necessárias para que a medicação aumente sua eficácia e você tenha humor equilibrado.

E o que seriam estas mudanças comportamentais? Por exemplo, quando você vai ao cardiologista e este avalia alguma disfunção cardiológica, ele certamente prescreverá determinados medicamentos e procedimentos e o orientará a fazer caminhadas, dieta específica e diminuir seu padrão de exigência, entre outras recomendações. Tudo que vai além da medicação que seu médico prescreve, recebe o nome de mudança comportamental.

Com a saúde do seu cérebro (comumente chamada de saúde mental), você deve ter os mesmos cuidados dispensados aos outros órgãos do corpo. Você deve seguir as recomendações do seu psiquiatra, que é o profissional que mais entende da química do cérebro e começar algumas mudanças comportamentais como dar uma volta para se distrair, conversar com pessoas diferentes, cantar, dançar, andar de bicicleta ou seja, melhorar seu repertório.

Não espere abraçado ao sofá ou cama que a medicação faça milagres. Você tem que dar uma forcinha!

Boa sorte!

Autor:

MARIA DE LOURDES DA CUNHA SOLA PSICÓLOGA COMPORTAMENTAL E COGNITIVA ESPECIALISTA PELA USP - EXTENSÃO EM PSIQUIATRIA PELA ABP CRP: 06/46882-6 # Atendimento com hora marcada a adultos, adolescentes e orientação familiar. # Transtornos de Ansiedade como: Fobias, Pânico e Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC).Estresse,Estresse´Pós -Traumático. #Transtornos do Humor como: Depressão, Transtorno Bipolar e Distimia. # Transtornos de Personalidade. # Transtorno do Impulso como:Oniomania (compra compulsiva), Jogo compulsivo e Tricotilomania ( arrancar cabelos), Amor Patológico entre outros. #Transtornos Alimentares; Anorexia e Bulimia. # Atendendimento ao dependente químico, trabalhando com Prevenção de Recaídas e Relaxamento. # Orientação familiar às famílias de pacientes portadores de Esquizofrenia #Psicóloga e pedagoga, formada pela Universidade Católica de Santos (UniSantos), com especialização em Análise Comportamental e Cognitiva, pela Universidade de São Paulo (USP). # Membro do Núcleo de Análise do Comportamento de Santos e Região # Acompanhante Terapêutica na SENAT- Sessão Núcleo de Apoio ao Apoio ao Tóxicodependente da Prefeitura de Santos. # Supervisora de alunos de psicologia e profissionais recém formados # Psicóloga voluntária da ONG DIREITO A VIDA

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s