QUEM SOU EU

MARIA DE LOURDES DA CUNHA SOLA

PSICÓLOGA COMPORTAMENTAL E COGNITIVA ESPECIALISTA PELA USP 

EXTENSÃO EM  PSIQUIATRIA E PSICOPATOLOGIA 

CRP: 06/46882-6

* Atendimento com hora marcada a adultos e adolescentes. Orientação familiar.

* Transtornos de Ansiedade (estágio no Hospital Universitário- USP) como Fobias, Pânico e Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC). Stress, Stress Pós -Traumático e Amaxofobia (medo de dirigir).

* Transtornos do Humor como Depressão, Transtorno Bipolar e Distimia.

* Transtornos de Personalidade.

* Transtornos do Impulso como Oniomania (compra compulsiva), Jogo Compulsivo, Tricotilomania (arrancar cabelos) e Amor Patológico, entre outros.

* Transtornos Alimentares como Anorexia e Bulimia.

* Avaliação psicológica para Cirurgia Bariátrica e acompanhamento posterior.

* Atendimento ao dependente químico, trabalhando com Prevenção de Recaídas e Relaxamento.

* Orientação às famílias de pacientes portadores de Esquizofrenia.

* Membro do Núcleo de Análise do Comportamento de Santos e Região – NAC

* Supervisão para alunos e profissionais de Psicologia

* Psicóloga voluntária da ONG DIREITO A VIDA

* Psicóloga clinica com consultório particular em Santos-SP

Entre em contato:

Santos           (13) 3251-9556 / (13) 99711-0157

E-mail: mlourdessola@yahoo.com.br

Consultório:

Av.: Ana Costa, 254 – Encruzilhada – Santos (SP)

* Psicóloga e Pedagoga formada pela Universidade Católica de Santos -UNISANTOS, com Especialização em Terapia Comportamental e Cognitiva pela Universidade de São Paulo (USP). Extensão em Psicopatologia pela UNISANTOS e em Psiquiatria pela ABP

 

 

33 comentários em “QUEM SOU EU

  1. Boa noite José Alfredo!
    Desculpe, não lembro de ter respondido seu email! Se não respondi, quero que saiba que não é adequado atender um quadro complexo através da net. O tratamento para quem sofre de Transtorno Bipolar, é inicialmente o medicamentoso.:Estabilizador de Humor, o Anti-depressivo e às vezes o Anti-psicótico que controla o pensamento. A terapia é muito importante para que a pessoa tenha uma orientação adequado do manejo dos estressores abientais. O SUS tem este tipo de atendimento. Se você mora em Santos, tem o NAPS com atendimento gratuito pela prefeitura.
    Obrigada pelo elogio!
    Um abração!

    Curtir

  2. Parabéns pelo curriculum. Gostei muito. Fico feliz em saber que existem pessoas voltadas para o cuidar, prevenir e promover a saúde, como você. Abraços, Douglimar

    Curtir

    1. Oi Simone!

      Transtorno Bipolar -Sofrimento mental persistente, caracterizada por fases de depressão alternadas com fase de euforia (mania ou hipomania), intercalando com período de normalidade ao longo da vida.
      TOC- Transtorno Obsessivo Compulsivo- É um dos Tanstornos de Ansiedade que se caracteriza pelo sofrimento com relação aos pensamentos (obsessões) que obrigam a pessoa a realizar rituais (copulsões) para aliviar a ANSIEDADE.
      Um Abração! Lourdes

      Curtir

  3. sou estudante de psicologia,gostaria de saber qual área da psicologia trata ou estuda mentes de pessoas assassinas ou criminosos,tipo aqueles que planejam e executam o que planejam

    Curtir

    1. oi Adriano!

      ” Mentes Perigosas” -Este tipo de pessoas tem o que o que chamamos de Transtorno de Personalidade Antissocial.
      Não importa a abordagem que vocè escolhe. Na faculdade de Psicologia, tem uma matéria chamada PSICOPATOLOGIA. Mas vc só estuda muito superficialmente cada patologia. Depois de formado ou ainda estudando,vc pode fazer um curso de PSICOPATOLOGIA e aí vai saber identificar não só este transtorno mas todos. Para fazer um diagnóstico com segurança e saber interagir com o psiquiatra, vc precisa estudar muito. É facinante. Boa sorte!

      Curtir

  4. Dra. Lourdes li a sua trajetória : parabéns!!!! Me formei em 2000,na Unip em São Paulo , trabalhei no Hospital franco da Rocha e tive consultório por 2 anos, tive de abandonar a profissão, hoje estou retomando…. fiz acirurgia bariátrica e estou buscando cursos nesta área, poi estou iniciando com laudos para cirurgia bariátrica .gostaria de saber se a senhora da cursos nesta área ou tem alguma indicação para dar.
    Antecipadamente agradeço a atenção.
    Dolores.

    Curtir

  5. Nossa eu adorei. Parabéns eu sou Psicóloga Humanista e quero conhecer a sua abordagem, como faço o curso, onde qual e o primeiro passo? Desde já agradeço um grande abraço

    Curtir

    1. Oi Adriana!
      O Núcleo Paradigma em São Paulo oferece cursos que vão desde os PRIMEIROS PASSOS até TÓPICOS AVANÇADOS em Análise do Comportamnto.Tem vários Núcleos no Braasil. Vai depender do Estado em que você mora. Volte a entrar em contado que lhe orientarei.
      Em termos de literatura, é muito rica! Temos a EDITORA ESETEC (Editores Associados) que vc vai encontrar uma literatura com os melhores títulos escritos pelos melhores autores. Tem um que acho divino, que é CIÊNCIA DO COMPORTAMENTO VOL 1 que acho importantíssimo como base. Tem um outro da ARTMED chamado PRINCIPIOS BÁSICOS DE ANALISE DO COMPORTAMENTO que é muito didático. Pra iniciar está bom. É só me escrever que vamos trocando informações.beijão! Lourdes

      Curtir

  6. Muito Obrigada , é muito bom encontrar pessoas como a senhora que dividem o conhecimento !!!! Isto é raro hoje em dia !!!!
    Aguardo e mail .
    Abraços.
    Dolores.

    Curtir

  7. Dra. Lourdes muito obrigado!
    Eu adorei encontrar você, estou com o primeiro caso de TOC no consultório e trabalho na APAE, moro no Esp.Santo. E estou muito perdida, por isso a vontade de conhecer a Cognitiva comportamental, não tenho material nenhum, o que puder me ajudar eu agradeço muito!!!! Muito obrigado mesmo!!!!!
    E-mail: adriana_vasconcelos29@hotmail.com

    Curtir

  8. SOU PEDAGOGA E TRABALHO COM JOVENS E CRIANÇAS,GOSTEI MUITO DO QUE LI,ME ESCLARECEU MUITAS DÚVIDAS,PARABÉNS .E OBRIGADA.ANA MARIA

    Curtir

  9. Oi Dra. tudo bem, estou aguardando o seu material por e-mail, lembra Adriana do ESp.Santo. Material sobre TOC, e alguns livros sobre sua abordagem.
    Muito obrigada
    Um bjão

    Curtir

  10. OI DRA.tudo bem tenho muita anciedade e pensamentos negativos eu tomo remedio o bupropiona 2xvezes ao dia e clonazepam 0,5mg a noite mais ainda assim como demais de sua opiniao fico muito grata tenha um otimo dia

    Curtir

  11. Oi Lourdes, sou eu novamente Adriana do Esp.Santo, hoje e sempre rsrs ando muito aguniada e relação a Psicologia, teve algum momento que vc ficou assim, em relação a profissão mesmo? Lourdes, eu queria saber mais sobre a sua abordagem, parece que eu não vejo nada acontecer co o paciente e isso me angustia muito, eu preciso conhecer a sua, acho que gosto msmo de tecnicas e de direcioanamentos. e minha abordagem não permite isso, erá que a sua tem plano de tratamento como queé, fale um pouquinho para mim, estou extremamente angustiada. Seráque é normal?
    Um abraço
    Da, Lourdes, gosto muito quando falo com você.
    Att,

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s